De todas as coisas excepcionalmente comuns que existem a amizade é o fenômeno mais extraordinário atribuído a natureza humana, na verdade acredito que a amizade pode até ser fortemente observada entre os animais (de forma até mais sincera), sendo ela uma capacidade transcendental que nem todos os humanos tem de verdade. Meus amigos são poucos, talvez o conte nos dedos, mas meus amigos são incríveis, pois procuro valorizar a amizade mais que tudo, portanto, a eles me entrego e ofereço todo meu amor devotado e sincero. Nestes textos já dissertei sobre o amor e a caridade, visto isso, acrescento aqui que a amizade é uma das formas mais puras e amorosas de caridade, pois é o amor por amar o outro como a si próprio!
A regra de ouro, regra comum na qual sigo com unhas e dentes, diz que devemos proporcionar ao outro o que queremos pra si, juntamente com a noção de caridade, e, amor ao próximo como a si mesmo; vemos a partir destas perspectivas que a amizade é a junção de todos esses comuns fatores. Quando realmente somos amigos desejamos ao próximo o que queremos para si, os amando como a nós mesmo e os suportamos apesar das diferenças, criando assim uma admiração profunda e uma afeição pura de amor, sendo essa afeição a própria existência do outro. A amizade é uma forma de amor, e quando temos amigos, mesmo que poucos, nós sentimos amparados e dotados de amor, esperança e acima de tudo fé, e o fator comum "pé no chão", pois os reais amigos sabem lhe dizer o que deve ser dito na hora rubra.
Nos tempos incertos dessa modernidade avançada, ou posterior, a amizade se fragmentou em cliques e likes, em frivolidades frias e mal feitas. A real amizade, como o verdadeiro amor grego, também é construída com a vivência e a convivência, sendo estas o pilar da confiança própria do amor que aqui se denomina AMIZADE. Como diria Leandro Karnal, citando Étienne de La Boéti, "Um amigo em uma amizade de verdade não teme uma delação premiada", amigos são diferentes de camaradas ou colegas, não confunda cumplicidade com amizade, pois nem sempre os verdadeiros amigos compactuam com todos os nossos atos, na verdade, na maioria das vezes, os verdadeiros amigos sempre procuram baixar nossa bola e mostrar a claridade do meio dia.
Sempre agradeço a existência de minhas amizades, e procuro as levar como o poema de John Mayra Donne Uma Prelação Sobre a Sombra:
Nessas horas que aqui estivemos
A passear de duas sombras dispusemos
Como companhia por nós mesmo produzidas
Mas agora que com o sol a pino estamos
Essas sombras pisamos
E a bela clareza todas as coisas são reduzidas.
| "Três Amigos" - Gary Holland |
Comentários
Postar um comentário