Com o objetivo de fazer uma abordagem crítica à Pesquisa e Estruturação do Ensino de Física, o artigo aborda em forma de tópicos os pontos importantes a serem discutido sobre essas temática.
No primeiro tópico Introdução e no segundo tópico Mas por que tudo isso? Por que esse ensino? o prof. Moreira destaca algumas marcas importantes e conquistas que houveram na área do Ensino de Física. Contudo, em paralelo o autor explicita que mesmo com os avanços, o Ensino de Física encontra-se em crise.
Nos tópicos conseguintes, referente a Pesquisa Básica, Pesquisa Avançada e Pesquisa Translacional. Para o autor existe um certo tom de contraste em relação à pesquisa e publicação, já que quase anualmente saem inúmeras pesquisas em Ensino de Física no Brasil, mas o autor é coerente em dizer que essas pesquisas têm baixo impacto dentro sala de aula e não visam resolver realmente o verdadeiro problema.
Ainda falando sobre pesquisa, mas agora focando em Publicações, o autor faz uma crítica laboriosa sobre uma cultura que as próprias universidades e o ambiente acadêmico criaram, uma cultura publicacionista, ou seja, o que importa são as inúmeras publicações em revistas de alto “Qualis”.
O texto ainda aborda questões sobre testagem que é o método de preparação para fazer provas, exames e teste na qual os alunos são avaliados e sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para o autor essas tecnologias seriam agregadores no ensino de física.
Nos tópicos finais do texto, o Prof. Moreira discute as questões da formação de professores, o autor elenca inúmeros fatores que contribuem para uma incapacidade dos professores de de ensinar Física da maneira correta. Moreira destaca que a Física não é apenas conteúdos a serem decorados, memorizados mecanicamente; existe hoje a necessidade de divulgação científica. Moreira ainda discute o uso de situações, ou seja, a utilização de uma metodologia voltada a problematização a Física com a vida cotidiana do aluno, moreira aplica essa problemática para os cursos de nível superior.
O autor conclui o texto listando alguns percalços que o Ensino de Física tem a enfrentar no mundo contemporâneo. Moreira por fim reforça a crítica feita ao sistema mercadológico, comportamentalista e de mera testagem que vive a Física nas escolas e universidades.
Os tópicos do texto são apresentados numa sequência lógica que o próprio autor deixa claro ao longo do texto. Os temas são apresentados com uma linguagem simples, direta e contendo uma crítica ácida. Além disso, alguns recursos são utilizados pelo autor, como exemplos, citações e um certo tom de cadência na linguagem.
Ainda que o foco do artigo seja fazer uma análise acerca do atual sistema de ensino de Física, é evidente as propostas e soluções que Moreira faz durante todo o texto. O texto não se limita só a criticar o sistema, mas investigar o problema, faz um diagnóstico e dar uma previsão de como consertá-lo para as próximas gerações.
O autor, Prof. Marco Antonio Moreira é Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando aposentou-se como Professor Titular. Autor de diversos livros, dentre eles: Teorias de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares e Ensino a aprendizagem significativa.
Link para o texto : https://www.scielo.br/pdf/ea/v32n94/0103-4014-ea-32-94-00073.pdf
Até a próxima Resenha!

Comentários
Postar um comentário